Traição

Escrever sobre traição, não é algo simples, não convém julgamento, mas sim compreensão, como em tudo que passamos, é preciso compreensão pra mais rápido superar, dar novos passos, seguir.
Eu já estive dos dois lados, fui traída e trai, não pense que minha traição foi por vingança, foi maior que isso, eu acredito que vingar-se é uma autodestruição típica.
Muitas vezes eu me autoquestionei “O que leva alguém a trair?”, e nas minhas conclusões só havia um motivo: tolice.
Quando fui traída, me senti insuficiente. A traição não foi uma descoberta, foi uma confissão, ouvi da boca dele as duras palavras: Eu te trai.  Não questionei os motivos, não haviam palavras, somente um grande desconforto no estomago, enjoos fortes e raiva. Senti raiva por um longo tempo, raiva e vergonha por ter sido traída, mas analisando aquilo, eu sei que não deveria sentir vergonha, ele deveria, pois foi ele que me traiu, enganou, ele que mostrou sua falha de caráter, ele poderia muito bem ter me dito que estava afim de outra pessoa, não é mesmo? Infelizmente não, e aprendi isso quando trai.
Eu nutria um sentimento enorme e verdadeiro por meu namorado de longos anos, mas naqueles últimos meses eu estava mais acomodada no relacionamento, do que verdadeiramente nele, me sentia cansada, porém quando cogitava um termino, eu lembrava de todos momentos vividos e de tudo que perderia, perderia meu porto seguro. E este é o motivo que muitos relacionamentos acabados seguem adiante por longos anos, estar acostumado a algo, a alguém, a uma pessoa que esta sempre lá.
A minha traição não foi premeditada, ela simplesmente aconteceu. Estava eu, com alguns amigos em uma balada, então conheci um amigo de um amigo, conversamos pouco ao longo da noite, mas nossos olhares sempre se esbaravam, então ele pediu para que eu fosse tomar um ‘ar’ com ele, na hora fiquei indecisa, na minha mente passava “Vou, não vou, vou, não vou” e meus passos me levaram a acompanha-lo. Lá fora, a conversa era empolgante, ele me atraia, meus sentimentos acomodados estavam incrivelmente vivos, poderia até dizer que estavam saltitando em mim, mas enfim, nos beijamos, no primeiro beijo foi inevitável meu pensamento: Estou traindo meu namorado! Um sentimento de culpa passou pelo meu corpo, mas logo a seguir, eu o esqueci e foi ai que brotou a coragem de terminar com meu namorado.
Percebi naquela noite que me sentiria confortável com outras pessoas, em outros relacionamentos e que já que os sentimentos haviam se desgastado no relacionamento em que eu estava e que não havia precisão de eu estar com ele, acabei por terminar o namoro.  
Tendo um porém, eu não contei sobre a traição! Parece egoísmo, não é? Mas eu não achei que fosse necessário, pois aquilo apagaria todos momentos bons que havíamos vivido, conhecendo o ser humano como conheço, eu sabia que ele iria pegar a traição, abraça-la e sempre argumentar sobre, quando tocado no meu nome, para muitas pessoas  uma atitude ruim, apaga milhões de atitudes boas e ele era um desses.
Depois de ter traído, percebi que não é apenas falha no caráter, é sinal de que algo não vai bem. A traição pra mim, quando a cometi, foi como um passo para frente, libertando assim o outro ser que estava envolvido em uma relação sem futuro.
Em um passado não muito distante, quando eu pensava em traição eu logo pensava em coisas terríveis, sentia raiva, hoje eu compreendo, talvez porquê estive dos dois lados.
Você acha que trair é correto? Obviamente que não, mas hoje eu tenho total compreensão sobre, não trato a traição como um monstro, como algo imperdoável, como o fim. A traição pra mim pode ser o começo de uma nova história, um modo de se libertar da acomodação e de uma relação fracassada.
Mas vale lembrar, que trair uma vez é de certa forma aceitável, nem sempre quem traiu vai trair sempre, porém estar em um relacionamento e estar traindo sempre é uma falta de vergonha imensa.

E pra você leitor/leitora, o que a traição representa? Já foi traído ou traiu? Perdoaria traição?


Escrito por Andréia Freire.

6 comentários:

  1. Um texto bem legal, Andy. Esse negócio de uma traição pode significar uma nova história, depende muito do ponto de vista de quem foi traído. Porque, por mais que exista um recomeço, ele sempre vai ficar com a fama do corno

    . Mas pra mim, a traição representa um desgaste não só de relacionamento, mas também, emocional sobre aquela pessoa. Às vezes, você não se sente mais atraído, mas se acostuma com a mesma, como foi seu caso.

    Eu nunca fui traído, pois nunca fiquei. Mas com certeza, eu seria. Se eu perdoaria, somente se eu gostasse muito.

    Se eu trairia, depende também. Talvez se existisse um desgaste de relacionamento entre mim e esta pessoa.

    ResponderExcluir
  2. Pra mim ela representa um desejo novo e a vontade de ceder, nem sempre mostra que a pessoa não está tão a fim, só mostra que além de 'amar' uma sente atração por outra. Já fui traída, e me senti horrível por isso, era como se eu nunca tivesse sido o suficiente para ela. Mas eu também a trai, e não enxergo como traição pois nosso relacionamento não estava indo tão bem, era como se nós não estivéssemos mais juntas. Não me arrependo do que fiz, porque sei que tinha um carinho enorme pela pessoa, mas tive vontade de ficar com outras pessoas, não vejo isso como um problema. Quanto a perdoar uma traição, dependeria do meu relacionamento com a pessoa e no momento eu obviamente não pensaria em desculpar, mas talvez depois sim. Dependeria de tudo, é claro.

    ResponderExcluir
  3. Vejo a traição como uma falta de comprometimento com a outra pessoa, porque mesmo que a relação esteja desgastada, a traição não é justificável ao meu ver, porque pode simplesmente terminar a relação se as coisas não estão indo bem ou sente que não há mais a mesma atração que existia antes. Já fui traída e foi uma experiência muito ruim, pois acaba com toda a confiança existente no relacionamento. Por isso, jamais trai e não irei. Assim como no primeiro momento não consigo perdoar e agir como se nada tivesse acontecido. Não conseguiria confiar novamente em alguém que não respeita um comprimisso.

    ResponderExcluir
  4. Para mim, a traição significa que os sentimentos que fazia duas pessoas se relacionarem amorosamente estão se desgastando, desvanecendo. Seria mais correto terminar logo de vez com isso do que invés de machucar o parceiro (a). Porém, pode ser um novo começo, de novas sensações e aventuras também. Depende do ponto de vista de cada um...
    Fabrício Santos @AlienImaginator (Ask)

    ResponderExcluir
  5. Belo texto! ♥ Para mim traição significa que há um desgaste na relação, mas não é porque há traição que a pessoa já não goste mais da outra, às vezes só estão cansados de um relacionamento monótono. Traição é quase como se fosse uma ponte se desmoronando. Nunca fui traída e nunca passou pela minha cabeça trair. Acho que não perdoaria uma traição! Depois que alguém traí a confiança que havia antes, desaparece.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, belo texto ♥ Já ouviu dizer que se a primeira opção fosse boa a segunda, certamente, não existiria?! Eu acho que traição é quando alguém abre os braços pra você, mas já tem em punho uma faca e pra mim isso é questão de caráter, mas eu perdoaria sim. Cada decepção é um aprendizado e por isso eu perdoaria de coração, mas não voltaria a confiar, não daria outra chance. Entre desculpar e reaceitar há uma linha tênue de diferença e não falo isso me referindo somente a traição dentro de um namoro ou casamento.

    ResponderExcluir